quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A importância de tirar férias

Embora se tenha a consciência da importância do descanso, os profissionais ainda adiam suas férias por longos períodos.

Quando o corpo é exigido, passa-se a trabalhar no limite de sua força mental e física. 

Desestrutura sua capacidade de produção fragilizando sua saúde e seu estado emocional, podendo ser taxado também, como um profissional centralizador e incapaz de confiar em sua equipe. Tirar férias é tão sério quanto uma meta, um resultado não atingido ou mal administrado dentro de uma organização. 

O maior e melhor bem de uma empresa é o seu capital humano e ele deve ser cuidado e assistido para que possa produzir mais e melhor. Profissional feliz é profissional que produz e atinge resultados. Quando o profissional consegue “recarregar sua bateria” ele pode retornar ao trabalho mais disposto e com um aumento em sua capacidade de produção.

Lembre-se que um colaborador demasiadamente fadigado, não consegue desempenhar suas funções com qualidade. Para que essa ausência seja administrada da melhor forma possível e desfrutada de maneira saudável, a organização deve participar e incentivar a programação das férias de seu colaborador.Nessa etapa, a empresa e profissional caminham juntos. 

A empresa deve sentir segurança na ausência do profissional, proporcionando tranqüilidade e estrutura para sua saída temporária. Já o colaborador deve organizar seu departamento para que o mesmo sobreviva sem sua presença. Avise a equipe sobre o que precisa ser realizado , seja o mais especifico possível com suas tarefas, crie uma manual de suas principais funções e acredite que se seu trabalho é bem feito, vão sentir sua falta e desejarem ainda mais o retorno de um profissional descansado para desempenhar suas funções em sua melhor forma. 

Férias é uma questão de respeito à saúde do colaborador e saúde não está ligada somente a doenças e incapacidades físicas ou mentais,mas a capacidade de satisfazer as exigências do nosso particular tipo de vida. Então, por isso descanse e boas férias!!